Noticia muito muito triste e um alerta!!!

Retirado daqui

Hoje tive uma noticia extremamente triste, uma criança de 4 anos que frequentava a creche onde minha mãe trabalha morreu ontem durante a noite, em casa, engasgada com a tampa de uma caneta.
Minha mãe está inconsolável, pois sentia um apreço muito grande por esta criança, que inclusive era da sua turma o ano passado, e eu simplesmente não sabia o que dizer para consolá-la.
Muitas coisas fogem do nosso entendimento, e a morte de pessoas inocentes é uma delas.
Chorei muito depois de desligar o telefone, não conhecia a criança pessoalmente, só através da fala da minha mãe, e segundo ela me disse a criança era um anjo, tinha uma infinidade de problemas que arrancariam o sorriso de qualquer criança, mas não o dela, que chegava e ia embora sempre sorrindo, que distribua sorrisos e abraços entre as professoras e os amigos.
Lugar de anjo não é neste mundo cruel, cheio de dor, esse anjo de luz merecia mais muito mais, merecia um lugar lindo, onde só existisse amor, alegria e um monte de anjinhos iguais a ela, e foi isso que Deus lhe deu.
A dor de quem fica e a saudade permanecerão, mas as lembranças boas e a felicidade de ter tido o privilégio de conhecer e conviver com um anjinho enviado por Deus ajudarão a amenizar a dor da distância e o vazio do peito.
Que esse lindo anjo que habitou tão brevemente a Terra agora descanse em paz!
Infelizmente acidentes assim não são raros, e é muito importante estar preparado para este tipo de situação, deixo aqui então como deve-se agir em casos como esses e um alerta:
– Estejam atentos para que nenhum objeto pequeno, passível de ser engolido, fique ao alcance das crianças!


O que fazer quando a criança engasga

http://brasil.babycenter.com/a3200025/o-que-fazer-quando-a-crian%C3%A7a-engasga#ixzz2RyGeyavT

Primeira coisa a fazer: avalie rápido a situação

• Se o bebê não consegue chorar nem tossir, as vias aéreas podem estar fechadas, e você vai precisar ajudá-lo a voltar a respirar. Ele pode estar fazendo ruídos estranhos ou abrindo a boca sem emitir nenhum som. A pele pode começar a ficar muito vermelha, azulada ou arroxeada. 

• Se o bebê estiver tossindo ou com ânsia de vômito, é boa notícia: as vias aéreas não estão totalmente bloqueadas. Deixe seu filho tossir. Tossir é o método mais eficaz de desimpedir as vias aéreas. 

• Não tente retirar o objeto com suas mãos, a menos que você consiga vê-lo ao abrir a boca da criança. 

• Caso o bebê não consiga se desengasgar, grite e peça ajuda a alguém para levá-los ao pronto-socorro, e comece a fazer as tentativas de desengasgo (ver abaixo). Se estiver sozinha em casa com o bebê, tente desengasgá-lo por dois minutos e então telefone para alguém para pedir ajuda. 

• Se seu filho parece estar engasgado mas você não viu se ele colocou alguma coisa na boca, e ele não estava comendo, leve-o ao hospital imediatamente. Ele pode estar com uma reação alérgica a algum alimento ou uma picada de inseto, por exemplo, ou com alguma infecção, como a laringite

Segunda coisa a fazer: batidas nas costas e compressões no peito

Se você acha que seu filho está mesmo com alguma coisa presa na garganta, sente-se e o coloque de barriga para baixo sobre suas coxas, com a cabeça voltada para os seus joelhos. Segure-o por baixo, mantendo o antebraço sob a barriga dele e usando sua mão para sustentar a cabeça e o pescoço. Deixe que a cabeça do bebê fique mais baixa que o resto do corpo. Com a outra mão, dê cinco tapas firmes, mas não com muita força, nas costas da criança, entre as omoplatas. 

Em seguida, coloque essa mão livre na cabeça do bebê, com o antebraço sobre as costas dela, e vire-a devagar, ainda mantendo a cabeça mais baixa que o corpo, na mesma posição, no seu colo. Continue segurando, para dar início às compressões no peito. 

Imagine uma linha ligando os dois mamilos do bebê e posicione dois ou três dedos, juntos, um pouco abaixo dessa linha, no centro do tórax dele. Faça uma pressão rápida, para que o peito afunde cerca de 2 cm, e deixe que ele volte à posição normal. Repita cinco vezes, sem movimentos muito bruscos. 

Continue alternando os cinco tapas nas costas e as cinco pressões no peito até que o objeto seja eliminado, ou que o bebê comece a tossir. Se ele começar a tossir, deixe que ele elimine o objeto sozinho. 

Se o bebê desmaiar, será necessário fazer respiração boca-a-boca. Coloque-o sobre uma superfície firme e incline a cabeça dele para trás, erguendo um pouco o queixo, para abrir as vias aéreas. Dependendo do tamanho do bebê e de quem faz a respiração, pode-se colocar a boca sobre o nariz e a boca do bebê ao mesmo tempo e soprar, ou então cobrir só a boca do bebê e tampar o nariz dele com as mãos. 

Procure selar sua boca na dele para que o ar não escape, e sopre com vigor. O ideal é que você sinta o peito da criança inchar com o ar lançado para os pulmões dela. Deixe o peito voltar à posição normal e sopre de novo. Mesmo que o peito do bebê não se encha, continue fazendo a respiração. 

Alterne duas respirações e 30 compressões rápidas no peito (ao ritmo de 100 compressões por minuto), com os dedos no centro do tórax, até chegar ao pronto-socorro ou conseguir ajuda especializada. Durante a operação, abra a boca do bebê para ver se consegue enxergar o objeto. Se conseguir, retire-o com os dedos. 

Mesmo que o bebê se recupere completamente do episódio, leve-o ao médico no mesmo dia. 


Devo tomar cuidado com alguma coisa especial?

Segundo os especialistas, os maiores causadores de episódios de engasgo são: 
– Caroço de feijão, de arroz e pedaços de fruta, como maçã (mas isso não quer dizer que você não deva dar esses alimentos ao bebê — apenas mantenha-se atenta enquanto ele come) 
– Peças pequenas que se desprendem de brinquedos 
– Bolinhas de gude 
– Pilhas e baterias 
– Tampas de caneta 
– Moedas e botões 
– Parafusos 
– Balas 


Como desengasgar crianças maiores?

Em crianças que já ficam em pé, a manobra é um pouco diferente: 

– Mantenha a criança em pé e posicione-se atrás dela como se fosse abraçá-la pelas costas. 
– Junte suas duas mãos, uma por cima da outra, abraçando a criança, e coloque-as na região logo acima do umbigo. 
– Faça pressões rápidas na barriga para dentro e para cima, por seis a dez vezes. 

Essa técnica também funciona para desengasgar adultos. 

http://brasil.babycenter.com/a3200025/o-que-fazer-quando-a-crian%C3%A7a-engasga#ixzz2RyGayCfo

Anúncios

35 comentários sobre “Noticia muito muito triste e um alerta!!!

  1. Ai, Má, que triste… Fiquei muito, muito triste mesmo.
    E que bom que você divulgou essas dicas, vou colocar no Facebook também. Já usei as técnicas em duas oportunidades, com bebê, colocando com a cabeça para baixo, e com criança maior, abraçando por trás. É muito importante saber como agir nessas horas, bem como ensinar aos outros cuidadores da criança (babás, avós…)
    Beijo, querida.

    Curtir

  2. Nossa, Má! Que notícia triste! Desejo conforto para a família e aos que conviviam com esse anjinho… Já tive muitas notícias casos de engasgo de bebês, inclusive na minha família.
    Um tio precisou fazer dar esses tapas na costas do filho, com a cabeça mais baixa que o corpo. E até minha vó já precisou sugar o nariz de minha mãe (!) pra desobstruir a passagem de ar (ela ficou tão nervosa, que não conseguia respirar pela boca).
    Temos que ter muita cautela e segurança num momento desses. As dicas de desengasgo foram muito boas!

    Curtir

  3. Nossa…que triste Má…Nossa isso é tão complicado né….Dificil mesmo de entender….Quando se tem crianças por perto tem que ter atenção dobrada, com as pequenas coisas…mas claro ninguem esta livre de um acidente….Agora é pedir a Deus que conforte o coração desta familia….Como vc esta?me mande noticias….bjs

    Curtir

  4. Naty, nossa que sufoco sua vó deve ter passado e seu tio tbm, mas graças a Deus souberam como agir e hoje estão todos bem.
    Espero que bastante gente divulgue essas dicas para que casos assim não ocorram mais.
    Bjuss

    Curtir

  5. Nossa Mari, criança não tem jeito, põe tudo o que vê na boca, mas graças a Deus deu tudo certo com seus sobrinhos e vc já está preparada para lidar com esse tipo de situação.Bjuss

    Curtir

  6. Graci só Deus mesmo para poder consolar a família e todos que estão sofrendo com a partida deste anjinho, e realmente todos estamos propensos a presenciar acidentes assim, o importante é saber como agir. Tô triste com a noticia, e beem desanimada sabe, tô com cólica e quase certa de que a miss red vem domingo agora =(, mas logo passa, não dá pra ficar desanimada e nem triste, a vida segue, e eu ainda posso adotar =)!Bjuss

    Curtir

  7. Nossa Má, que noticia triste… Que Deus conforte todos aqueles que conviveram com esse anjinho e os dê forças para seguir em frente.

    Essas dicas são essenciais, mesmo. Lembro que fiquei impressionada ao reparar que, nos EUA, todos os restaurantes têm nas paredes as explicações de como fazer essas técnicas. Todos têm que saber o que fazer!

    Bjs e fica com Deus

    Curtir

  8. Loroca, acho que aqui no Brasil tbm deveria ter placas assim em todos os lugares, e as creches, escolas, deveriam ensinar os pais como agir em situações assim, salvariam muitas vidas.
    Fica com Deus tbm!
    Bjuss

    Curtir

  9. Lalah, depois de uma notícia triste dessas você me dá uma noticia maravilhosa =)!Muito feliz por vc!Ah que delícia, que presentão de dia das mães!Que Deus abençoe muito vcs!Bjus

    Curtir

  10. Oi Graci, já fui lá no seu cantinho.Desculpa o sumiço amiga…rsrs, mas fiz um exame oftalmológico sexta que dilatava a pupila daí não conseguia mexer no computador e o serviço tá corrido como sempre…rsrs.Saudades de vc tbm!Bjuss

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s